Blog Thumbnail

Problemas Comuns e Cuidados com Piercings

Problemas comuns com piercings e cuidados

Se um piercing for feito por um piercer profissional e for tratado conforme aconselhado pelo piercer, é muito raro que venha a ter problemas. Contudo, às vezes podem surgir algumas situações. Os problemas podem ocorrer pelas mais variadas razões, consoante o local do piercing e a forma como é tratado.

O ponto mais importante para garantir que um piercing esteja limpo e sem infeções é limpar devidamente as mãos e as unhas.

Porque é que o meu piercing novo está inchado?

Lava o piercing apenas de manhã e à noite e/ou quando for necessário. Se limpares o teu novo piercing com demasiada frequência, irás remover as células novas da pele que se formam à volta do teu piercing, bem como a camada de gordura natural que o teu corpo utiliza para se regenerar. Acontece o mesmo se tomares banho com demasiada frequência. A pele pode ficar vermelha e irritada por ficar sem as suas propriedades naturais.

Para que o teu novo piercing possa sarar bem, limpa-o apenas de manhã e à noite, exceto se vires que ele está muito sujo.

O que fazer quando o meu piercing ficar inchado?

Se o teu piercing ficar inchado, para além de o lavares regularmente, deves utilizar uma solução salina isotónica para reduzir o inchaço. A utilização desta solução tem enormes vantagens:

  • O spray torna a aplicação em piercings mais fácil;
  • O líquido que está dentro da embalagem está sempre limpo;
  • A solução tem a quantidade certa de cada ingrediente;

Se fores viajar e não quiseres levar uma embalagem grande contigo, podes sempre utilizar antes os cotonetes de algodão mono-dose.

Em todo o caso, podes ainda preparar uma solução salina isotónica em casa. Lembra-te que não podes utilizar sal de mesa.

É possível o meu novo piercing ficar infetado?

Uma infeção no piercing só ocorre se o teu piercing estiver em contacto com bactérias.

Se tiveres feito o teu piercing num piercer profissional, podes ter a certeza de que ele utilizou luvas, pinças esterilizadas, uma agulha esterilizada e, muito importante, joias esterilizadas. A higiene é uma prioridade para os piercers. Menos de 5% das infeções que ocorrem em piercings têm origem em estúdios de piercings. Os restantes 95% ocorrem durante o processo de cura.

Como posso saber se o meu piercing está infetado?

Se acabaste de fazer o teu primeiro piercing, é normal que tenhas algumas dúvidas sobre se está infetado ou não.

Em piercings novos, é normal aparecer um líquido provocado pela cicatrização. Esse líquido tem a mesma cor amarelada que o pus, que é um sinal de infeção. É fácil confundir os dois. No entanto, é possível dizer que o piercing está infetado se:

  • Houver vermelhidão à sua volta;
  • Estiver dorido;
  • Estiver inchado;
  • A área à sua volta estiver quente.

Se verificares a existência dos quatro sintomas, com ou sem líquido, deves tratar o teu piercing como se tivesse uma infeção.

O que devo fazer se o meu piercing estiver infetado?

Se o teu piercing estiver infetado, não retires a joia, porque isso pode fazer com que a infeção fique dentro da pele. Trata a infeção com uma solução salina isotónica.

Se a infeção persistir, consulta um piercer profissional.

As infeções podem ser tratadas com sabão ou clorexidina, se houver um canal aberto para chegar à inflamação. Se a infeção ficar dentro da pele, terá de ser tratada com penicilina ou com antibióticos semelhantes.

Problemas Comuns com PiercingsProblemas Comuns com Piercings

E se eu tiver alergias?

As alergias são um tópico muito importante na área das joias para piercings. Geralmente, as alergias provocadas por joias estão relacionadas com a existência de níquel.

Aqui não precisas de te preocupar em relação a isso, porque todos os produtos da Bodymod estão de acordo com a Legislação da UE sobre a libertação de níquel nas joias para piercings.

Desta forma, poderás utilizar joias para piercings da Bodymod em segurança, sem correres o risco de desenvolver uma alergia ao níquel.

O que é a alergia ao níquel?

O níquel é uma substância que se pode encontrar em vários materiais. A alergia ao níquel revela-se sob a forma de manchas vermelhas nas partes da pele que estiveram em contacto com metais que libertam níquel. O níquel pode causar eczemas e borbulhas que provocam comichão.

Se já tiveste alguma irritação ou alergia consequentes da utilização de prata, então poderás fazer alergia ao níquel.

Que tipo de material devo utilizar se fizer alergia ao níquel?

Existe uma diferença entre joias para piercings que contêm níquel e joias para piercings que libertam níquel. Exemplo disso é o aço cirúrgico que tem vestígios de níquel, mas não os liberta, graças ao polimento fino que recebe.

No entanto, se fizeres alergia ao níquel, deves limitar-te aos materiais sem níquel como o titânio, o PTFE e o acrílico.

O que fazer se os meus piercings doerem debaixo da roupa?

Os piercings que costumam ficar cobertos pela roupa, como os dermals, os no umbigo, no mamilo e na zona íntima podem tornar-se desconfortáveis quando vestes roupa apertada. Os novos piercings podem até doer. O primeiro passo para evitar este desconforto é vestir roupa larga. Se o problema persistir, poderás considerar utilizar joias para piercings mais flexíveis, como as que são feitas de PTFE. Consulta o teu piercer, no caso de nenhuma destas soluções resultar para ti. O teu piercer poderá verificar se o piercing está demasiado exposto ou aconselhar-te uma joia sem pontas bicudas que pode vir a ficar preso na tua roupa.

É possível o meu corpo tentar rejeitar a joia do piercing?

Quando colocamos objetos estranhos no nosso corpo, é possível que ele tente livrar-se deles, por isso, é completamente normal se o teu corpo tentar rejeitar a joia do piercing. Há partes do corpo em que isto é mais comum de acontecer. Por exemplo, é bastante frequente o corpo rejeitar joias de dermals.

Ao ter o devido cuidado e ao usar os materiais certos, já estás a dar um grande passo para evitar que o corpo rejeite o piercing.

Enquanto o piercing estiver a sarar, existe uma maior probabilidade de a joia ser rejeitada pelo corpo, porque ambos estão em contacto direto um com o outro. Quando o corpo forma uma nova camada de pele entre a perfuração e a joia a nova pele cria uma barreira entre o corpo e o piercing. Isto reduz significativamente a probabilidade de rejeição.

Poderás ajudar o teu corpo a criar pele nova se tiveres os cuidados necessários e se utilizares joias de PTFE, visto que são flexíveis e acompanham a forma da perfuração e do corpo. Desta forma, não irás criar tanta pressão no piercing como iria acontecer com o aço. Em alguns casos, como nos dermals, não poderás utilizar o PTFE.

Blog Thumbnail
by2