Hoje em dia, o aço cirúrgico é um dos materiais mais comuns na indústria dos piercings, principalmente por causa do seu baixo custo e adaptabilidade ao corpo humano.
Quais são as vantagens do aço cirúrgico?
O aço cirúrgico tem excelentes vantagens:
Tem uma superfície mais brilhante do que, por exemplo, o titânio, o que significa que poderás encontrar modelos sofisticados de aço cirúrgico para os teus labrets, argolas, barbells, e outros tipos de joias.
É mais barato do que outros materiais, como o titânio e o ouro; contudo, pode ser revestido com estes dois materiais para dar um toque especial.
Pode ser esterilizado sem correr o risco de perder a cor.
Há quem goste do efeito que o seu peso faz nos alargadores. Especialmente em comparação com materiais como o acrílico e alguns outros materiais orgânicos que são incrivelmente leves.
O aço cirúrgico é um material versátil que pode ser utilizado pela maioria das pessoas, graças ao seu acabamento micropolido.
O aço cirúrgico não enferruja.
Quais as desvantagens do aço cirúrgico?
O aço cirúrgico pode ficar muito frio em temperaturas baixas, por isso, poderá tornar-se desconfortável utilizá-lo se não for protegido do frio.
O aço cirúrgico pode danificar os teus dentes quando utilizado em piercings na língua. Uma ótima solução para isto é combinar o aço cirúrgico com bolas de acrílico para piercings na língua.
Não é aconselhado para quem faz alergia ao níquel. Se já tiveste irritações ou alergias provocadas pelo níquel, deves continuar a utilizar joias de titânio ou de PTFE.