Blog Thumbnail

Problemas Comuns e Cuidados com Piercings

Guia para Cuidar, Manter e Evitar Problemas em Piercings

Os cuidados a ter após fazer a perfuração são fundamentais para ter um piercing lindo e bem cicatrizado. Em primeiro lugar, deves sempre seguir as indicações do teu piercer, no que toca aos cuidados para a cicatrização. Mas no que toca a cuidados para a cicatrização, nunca é demasiado saber mais coisas e é sempre ótimo estar bem informado. As recomendações da Bodymod em relação aos cuidados para a cicatrização são baseados nas indicações da Association of Professional Piercers, a maior associação do mundo de piercers profissionais.

Com que frequência devo limpar o meu piercing?

Quem faz um piercing pela primeira vez, tem tendência a tratar do piercing a toda a hora. Contudo, a limpeza constante pode provocar alguns problemas. Um piercing acabado de fazer precisa de repouso e não pode ser mexido mais do que necessário.

A regra de ouro é limpar o piercing novo de manhã e à noite ou sempre que tiver estados exposto à sujidade.

Como posso lavar o meu piercing?

  1. Lava bem as tuas mãos, todas as vezes que o teu piercing precisa de ser limpo.
  2. Lava o piercing com sabão com pH neutro ou com uma solução especial para a cicatrização e eliminação de bactérias e limpa com água. Não precisas de retirar a tua joia (pode acontecer que a pele volte a juntar em poucos minutos), mas podes fazê-lo.
  3. Podes utilizar uma solução salina isotónica para lavar o teu piercing. Se tiveres uma infeção, irá ajudar a cicatrizar mais rapidamente.
  4. Por fim, limpa o piercing com um pano ou uma toalha limpos.
Guia sobre Cuidados com PiercingsGuia sobre Cuidados com Piercings

Por que é que o meu piercing cheira mal?

Não te preocupes, se o teu piercing cheirar mal. A tua pele produz um sebo natural que ao ser afetado por bactérias pode criar odores fortes. Para evitar isto, utiliza um produto desodorizante que é capaz de matar as bactérias.

Posso preparar uma solução salina isotónica em casa?

Sim! Em vez de a comprares, podes preparar a tua solução salina isotónica, adicionando ¼ de uma colher de chá de sal sem iodo a um copo de água (2,5 dl). Deves ferver a água e depois arrefece-la. O ideal seria ensopar o piercing com a mistura. Por exemplo, se tiveres um piercing na orelha, podes inclinar a cabeça e submergir a tua orelha num recipiente com solução salina. Em alguns piercings, poderás não conseguir fazer isto; porém, poderás utilizar um pedaço de pano limpo que não liberte fibras.

Lembra-te que não deves reutilizar a solução salina. No entanto, podes preparar uma grande quantidade de solução e guardá-la num recipiente esterilizado e fechado. Guarda o frasco no frigorífico, mas verte a quantidade desejada para outro recipiente, antes de utilizares a solução. Não deves guardar uma solução salina caseira por mais de sete dias e a solução deve estar à temperatura ambiente antes de ser utilizada.

Como posso evitar uma cicatriz de piercing?

Se fizeres um piercings, é inevitável que se formem tecidos de cicatrização. Faz tudo o que estiver ao teu alcance para acelerar o processo de cicatrização. Quanto mais uma ferida demorar a sarar, mais visível se tornará a cicatriz. É por isso que deves sempre seguir à risca as indicações do teu piercer e deves ir verificando o teu piercing durante o processo de cicatrização.

O que é que devo saber antes de deixar o meu piercing fechar?

Se decidires tirar a tua joia de forma a fechar o piercing, deverás utilizar um produto que contenha vitamina E para ajudar a lubrificar a área onde estava o teu piercing. A vitamina E ajuda a pele a contrair de forma suave e geralmente é um bom remédio para evitar cicatrizes. Lembra-te que não podes utilizar óleos em piercings que ainda estão a cicatrizar.

    Blog Thumbnail
    by2