
Informações Gerais sobre Piercings
Tempo de leitura: 6 a 7 min. Texto ligeiro.
Palavras: 1393
Resumo: Cada piercing tem uma personalidade própria. Há uns que parecem uma ligeira picada, outros requerem mais paciência e há ainda outros que fazem questão de se tornar bem presentes. E coisas como a tua tolerância à dor, o teu estado de espírito e o sítio onde fazes o piercing contam muito para que se tornem pouco ou muito presentes. Este artigo vai ajudar-te no processo de decisão com a ajuda dos testemunhos de outras pessoas, para que possas tomar uma decisão informada.
A tua tolerância à dor, o teu estado de espírito e o sítio onde fazes o piercing influenciam muito a tua experiência com piercings. É por isso que a dor de fazer um piercing pode ser tão diferente de pessoa para pessoa.
Sabes quando estás prestes a fazer um piercing, sentes imenso hype, e fazes aquele exercício de respiração para te preparares que a dor do piercing vai ser ok? Pois. Já passámos todos por isso.
Há piercings que mal se sentem. Outros lembram-te repentinamente que o teu corpo tem muitos muitos nervos. E o período de cicatrização? Em algumas áreas, o piercing é semelhante a uma história de amor rápida, noutras, é tal e qual um relacionamento à distância com muita paciência e solução salina.
Antes de começarmos, eis algo importante que deves recordar: a Bodymod não é um estúdio de piercings. Não fazemos piercings, não oferecemos ajuda médica e não fazemos operações. Apenas vendemos joias. Algumas das nossas joias básicas em titânio são indicadas para piercings acabados de fazer, enquanto as outras são excelentes para quando o piercing estiver cicatrizado e pronto para ser personalizado.
Tudo o que te apresentamos baseia-se em pesquisa, experiências da comunidade e consenso geral entre piercers. A dor é muito pessoal. O teu corpo, a tua tolerância, o teu estado de espírito e a tua anatomia influenciam a forma como sentes tudo.
Passemos agora para os piercings. Quais são os fáceis e quais são os que te vão fazer ranger os dentes?
Estes são aqueles piercings que a maioria das pessoas acha simples. São aqueles que fazes e depois pensas: “Era só isto?”


Se os piercings tivessem um kit para iniciante, o do lóbulo estaria lá. O tecido do lóbulo é mole e tem poucos nervos, por isso, fazer este piercing é como levar uma picada rápida que desaparece logo.
Já a cartilagem é um cenário diferente. É um tecido mais rijo e sensível, por isso, já doi mais a fazer. O clássico é conhecido como o piercing mais fácil e mais tolerável.


Os surpreendem toda a gente. Parecem muito mais dolorosos do que realmente são. Visualmente, podem parecer bastante intensos, mas a experiência é simples, mais rápida do que esperado e muito mais simples do que aparenta. A maioria das pessoas diz sentir um pouco de pressão ou um apertão em vez de uma dor intensa. O período de cicatrização deste piercing é longo, por isso, torna-se um compromisso grande e exige mais cuidados do que o momento de o fazer.


Os parecem muito dramáticos, mas demoram pouco a fazer. O pior é mesmo o inchaço que vem a seguir. Contudo, a língua cicatriza rapidamente. O momento da perfuração é rápido, mas, durante alguns dias, vai ser desconfortável comer.


Os entram na categoria de “dor média, mas tolerável”. Depende do sítio exato em que o fazes, porque há parte da sobrancelha mais sensíveis do que outras. A maioria das pessoas sente apenas uma picada. Depois disso, basta só não esquecer de lavar a cara suavemente.
Estes são os piercings que provocam mais dor e queixume.


Os piercings no genitais estão quase sempre no topo da escala de dor. Precisamente porque estas são as áreas do corpo com mais nervos. O momento é descrito como forte, mas rápido. É fundamental que estes piercings sejam sempre feitos por pessoas especializadas em piercings íntimos. Neste campo, a técnica e a experiência são mais importantes que tudo.


Os mamilos são muito sensíveis, por isso, este piercing pode ser bem doloroso para algumas pessoas. Ao fazer a perfuração, sente-se uma picada forte que depois alivia com a cicatrização. É normal que a zona fique sensível durante um tempo, mas há quem diga que o é um dos favoritos depois de cicatrizado.


Os podem vir a ficar mais acima na escala de dor, porque esta área tem mais nervos do que esperado. A intensidade da dor depende do sítio onde a agulha passa.
Os piercings no nariz podem ser rápidos, mas podem doer muito, porque o tecido e os nervos da zona reagem imediatamente.


Os ficam debaixo da pele, ou seja, o processo pode ser mais desconfortável do que doloroso. A maioria das pessoas diz sentir uma grande pressão e uma picada rápida. Há quem sinta um estalido. O nível de desconforto depende muito do local. As áreas mais moles e mais volumosas são mais fáceis, e as áreas com menos “carne” ou com tecidos mais apertados são mais difíceis.
Se numa conversa informal, fossem completamente honestos contigo, provavelmente diriam o seguinte:
Na maioria dos piercings, a dor é equivalente a uma picada instantânea. O corpo reage e acalma-se logo de seguida. A adrenalina entra em ação logo de seguida e as pessoas ficam surpreendidas com a brevidade da dor.
O pós é que é um pouco mais persistente. Vais sentir dor, sensibilidade ao toque, um ligeiro inchaço ou ainda aquele momento em que a joia fica presa na roupa e, de repente, tens de te mexer devagar como um robot. Tudo faz parte da experiência.
Os vários piercings comportam-se de formas diferentes. As áreas com muito movimento (como a língua e os lábios) vão reagir de forma diferente que as áreas com mais volume de tecido (umbigo), que por sua vez também oferecem uma experiência diferente das áreas cheias de nervos (mamilos e genitais). Porém, o momento de fazer o piercing termina rapidamente.
A experiência com o teu piercing depende muito da pessoa que o faz. Um piercer com experiência conhece bem a anatomia, a higiene e como manter este processo calmo e seguro.
Visto que a Bodymod não é um estúdio, não te podemos aconselhar sobre o processo. O que podemos dizer é que escolher um piercer qualificado faz muita diferença. A tua tolerância à dor, o teu estado de saúde e o teu compromisso com as instruções de vão influenciar muito a tua cicatrização.
Se sentires algo estranho, consulta o teu piercer ou um profissional de saúde.
A maioria dos piercings são feitos num instante. Só que há uns que doem mais e outros que quase não se sentem. Se souberes o que te espera (quais os que são uma picadinha, os que ficam a doer, os que são normais, etc.), menos medo tens. Deixa de ser assustador e passa a ser entusiasmante.
Quer escolhas algo simples ou algo mais ousado, a verdadeira diversão começa quando o piercing já está cicatrizado e podes utilizar joias à tua maneira.
Assim que puderes seguir para essa parte, a Bodymod está aqui para te dar desde subtis a com vibe de personagem principal. Fazer um piercing é uma coisa rápida, mas as joias acompanham-te todos os dias.

Publicado em: