Blog Thumbnail

Tudo Sobre Piercings no Umbigo

A Cicatrização do Piercing no Umbigo: Fases, Cronologia e Dicas de Especialistas

Quando fazes um piercing, é necessário ter os cuidados necessários para que haja uma boa cicatrização. Um piercing acaba por ser uma ferida aberta sensível, por isso, é fundamental que cuides dele para que fique bonito. Vamos então perceber como é que podes evitar complicações no teu piercing no umbigo.

Quais são as fases de cicatrização?

A primeira fase é a da inflamação. Nas primeiras 24 a 48 horas, o piercing ficará inchado e vermelho e libertará secreções, que funcionam como forma de remover os fragmentos que provocam a inflamação na ferida.

A fase seguinte é a de proliferação. Nos 4 a 24 dias seguintes, o teu piercing desenvolverá um tecido de granulação, que protege a ferida de micróbios e ajuda a criar novo tecido e vasos sanguíneos. O tecido de granulação é rosado, húmido e granuloso, mas muito mole (evita tocar-lhe).

Por último, virá a fase de maturação. Esta fase pode demorar entre 21 dias a 2 anos dependendo de várias condições, como a tua saúde no geral. É nesta fase que o colagénio tipo III, formado durante a proliferação, é substituído pelo colagénio tipo I, que cria novas células fortes.

Como cicatrizar um piercing no umbigoComo cicatrizar um piercing no umbigo

Quais os melhores cuidados a ter e quanto dura a cicatrização?

Limpa o teu piercing duas vezes ao dia: uma vez com água e um sabão suave de PH neutro (sem químicos e fragrâncias) e outra vez com solução salina para remover o fluido em excesso. Esta parte é particularmente importante na fase de inflamação; portanto, deves fazer isto durante toda a primeira semana. Idealmente, deves fazer isto até ao fim da cicatrização. A solução salina tem de ser estéril. Utiliza um produto profissional em vez de um feito em casa.

Para minimizar o risco de infeção, lava sempre bem as mãos antes de tocares no teu piercing e toca-lhe apenas durante a limpeza. É impossível garantir a 100% que não fique infetado, mas podes dar o teu melhor para contrair as probabilidades.

A luz solar também quebra a estrutura do colagénio, por isso, deves manter o teu umbigo tapado quando estiveres na rua. Ao mesmo tempo, o contacto constante com o tecido também exige que faças limpezas mais regulares.

O umbigo é uma área de muito movimento, por isso, usa roupas que não se agarrem, arranhem ou façam pressão sobre o piercing. Utiliza tecidos suaves e soltos, especialmente durante a fase de proliferação, que é quando se forma uma crosta suave. Evita praticar atividades físicas que possam vir a reabrir a ferida, como nadar, durante pelo menos 9 meses.

Para uma primeira joia, recomendamos que utilizes titânio, visto que não contém níquel e é leve. Não removas nem troques a joia durante, pelo menos, 3 a 6 meses, mesmo depois de a ferida cicatrizar. É possível que o tecido interno ainda esteja a cicatrizar.

Antes de trocares a joia do teu piercing, verifica cuidadosamente se já não tens vermelhidão e inchaço, se já não há libertação de fluidos e se a área já não está sensível. Se ao removeres a joia sentires dor ou se a joia não se mexer facilmente, então ainda não está na altura de tirar a joia. Lava as mãos e o piercing antes para reduzires o risco de infeção, caso o piercing ainda não esteja completamente cicatrizado.

Quais são as dificuldades frequentes na cicatrização?

Segue as nossas indicações para ajudares o teu corpo a cicatrizar de forma natural, mas não te esqueças que são apenas indicações. Cada pessoa tem um corpo diferente, por isso, presta atenção à forma como o teu corpo lida com a cicatrização e procura ajuda médica sempre que preciso.

Verifica a existência dos seguintes pontos:

  • Pus amarelo e espesso (a libertação de fluidos deve ser mais aquosa e transparente ou branca);
  • Dor constante ou calor (deves sentir alguma sensibilidade, mas não dor);
  • Vermelhidão e inchaço à volta do umbigo (estas características devem ser mais locais e desaparecer dentro de 2 semanas).

Se achares que tens uma infeção, procura um médico para receberes tratamento adequado.

How to heal belly piercingHow to heal belly piercing

Se o teu corpo rejeitar a joia, consulta o teu piercer antes de o tentares remover, para evitares danificar ou arranhar a pele. As cicatrizes dificultam uma nova tentativa de piercing no umbigo.

Há vários mitos online com dicas para acelerar a cicatrização, mas infelizmente, não há atalhos válidos para o processo de cicatrização de um piercing. Tal como na maioria das coisas, a cicatrização exige tempo e paciência, que depois compensam no fim. Manter a higiene, a calma e uma vida saudável é a forma mais fácil de promoveres a cicatrização. Com o devido amor e cuidado, o teu novo piercing no umbigo vai brilhar, tal como tu.

Blog Thumbnail
por2
Visa
Mastercard
Maestro
PayPal
Google Pay™️
Apple Pay
MB WAY
CTT
DHL Express
FedEx Express
Postnord

*Na promoção atual, não estão incluídos produtos de ouro 14k.

2.1.2